quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Penta ou hexa?

Falar em futebol é mexer com emoção. Contudo, dinheiro e interesses alheios deixam o sentimento do torcedor em último plano. A conquista do Campeonato Brasileiro, alcançada pelo Clube de Regatas Flamengo, reacendeu uma discussão que aparentemente não tem fim. Penta ou hexa? Essa pergunta tem gerado inúmeros debates e as mais diversas opiniões sobre o que teria acontecido com o título mais controvertido da história do futebol brasileiro. Afinal, quem foi o verdadeiro campeão brasileiro de 1987?

Naquele ano, a Confederação Brasileira de Futebol alegou não ter condições de arcar com a organização do campeonato, sendo este assumido pelo poderoso Clube dos 13. Então, tal organização, formada pelos 13 clubes de maior torcida do Brasil, assumiu o controle e estruturou a Copa União, convidando mais três times (Goiás, Santa Cruz e Coritiba), tendo em vista a dificuldade em organizar um campeonato com número ímpar de participantes. Entretanto, o Campeonato Brasileiro de 1986 garantiu acesso de trinta e dois times à primeira divisão, mas, por exigência dos patrocinadores, entre eles Coca-Cola, Varig e Rede Globo de Televisão, só poderia haver metade desse número.

Os problemas começaram quando tais clubes resolveram excluir outros que, notoriamente, tinham conquistado o acesso no ano anterior. Guarani e América/RJ, segundo e quarto colocados no ano anterior, ficariam de fora da Copa União, segundo o regulamento elaborado pelos 13 grandes. Diante do impasse, a CBF criou uma fórmula na qual os dois primeiros colocados de dois módulos (verde e amarelo), ambos com dezesseis clubes, enfrentariam-se num quadrangular final, mas, como havia uma dificuldade de o Clube dos 13 aceitar tal imposição da CBF, Eurico Miranda, representante autorizado, foi enviado para resolver o impasse, fechou acordo e o campeonato, embora já em andamento, foi conduzido até o fim.

Resultado: Flamengo e Internacional, primeiro e segundo colocados do módulo verde, recusaram-se a disputar o quadrangular final, sob a alegação de que não jogariam contra times de “segunda divisão”, argumento que não encontra amparo, pois o Guarani foi vice-campeão no ano anterior. O Sport Club Recife foi declarado, pela CBF, campeão brasileiro de 1987 e o Guarani novamente vice, garantindo suas participações na Taça Libertadores da América no ano seguinte. O mesmo não aconteceu com Flamengo e Internacional, declarados campeão e vice, respectivamente, pelo CND (Conselho Nacional de Desportos). O caso foi tão controvertido que terminou na justiça comum e mais uma vez o Sport foi declarado campeão, decisão que não pode mais ser modificada.

Em meio a uma situação provocada por um misto de incapacidade e interesses financeiros, várias perguntas ficam no ar. Que jornalista, empregado por um grande veículo de comunicação, arriscaria seu emprego e defenderia abertamente que o Flamengo não é hexacampeão? Além de perder o emprego, estaria condenado a ser eternamente hostilizado pela torcida, que certamente não aceitaria o comportamento do profissional. Como explicar aos torcedores, em sua maioria extremamente passionais, que o time deles não foi campeão brasileiro por seis vezes? Camisas, adesivos, bandeiras, faixas, enfim, todo um arsenal confirma o que órgãos oficiais desmentem. Como ir de encontro ao que foi artificialmente e exaustivamente pregado como verdade absoluta durante anos?

Se o Sport, amparado pelo reconhecimento da CBF, da FIFA e do Poder Judiciário, não é considerado campeão brasileiro de 1987 pela imprensa, onde esta encontra amparo para justificar a série de especiais e reportagens exibidas na TV, conferindo ao rubro-negro carioca um sexto título inexistente?

Eu não esqueço a Copa União de 1987. E você?


Um comentário:

  1. Como vascaíno, a imparcialidade do teu post passou longe. Mas blog é blog. Não tem que ser imparcial. Como flamenguista apaixonada, comemorei o HEXA com mais de 80 mil pessoas no Maracanã. Como já te disse, se o Flamengo não foi campeão de 87 pelas razões que você citou, o Sport também não foi. Consideremos 87 um ano sem campeonato brasileiro. Se sente melhor assim, vascaíno? Rs. Beijos PENTA para o TETRA. Ou penta? Tá campeão da segunda divisão. Beijos PENTA da primeira divisão!

    ResponderExcluir